Expectativa da Organização é que o número de avaliações ultrapasse os 10 mil votos.
Pelo segundo ano, o Concurso “Comida Di Buteco” - maior evento gastronômico de botecos do Brasil - acontecerá em Ribeirão Preto. O concurso será realizado do dia 15 de abril ao dia 08 de maio. Segundo a organização do evento, em 2010 mais de 6 mil pessoas votaram para eleger a melhor "Comida di Buteco" da cidade.
Para este ano, a expectativa é que os números sejam maiores. Flávia Rocha, uma das realizadoras do evento, afirma que a previsão é que mais de 10 mil votos sejam computados. Com os bares já definidos desde dezembro – ao todo o público vai avaliar pratos de 20 “butecos” da cidade – um júri secreto especializado e também o público em geral irá votar em itens como o sabor do petisco selecionado, qualidade do atendimento do bar, temperatura da bebida e higiene do local. A votação acontece nos próprios bares concorrentes e para votar, o freqüentador deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no próprio local. O peso do júri é de 50%.
O que muda este ano, além da grande expectativa, é que os participantes terão uma semana a mais de competição e votação e o fato de quatro bares novos entrarem na disputa. Dos 20 butecos selecionados ano passado, quatro foram desclassificados e outros quatro entraram no lugar para concorrer ao título, explica Flávia.
Segundo Eduardo Maya, idealizador do projeto, a escolha de Ribeirão Preto para fazer parte do festival, que já acontece em Belo Horizonte há mais de 10 anos, foi certeira. Há muito tempo estamos estudando entrar nas cidades mais importantes do interior de São Paulo. Estive em Ribeirão em 2010, fiz uma pesquisa e ficou muito claro que a cidade tem uma pegada butequeira. O evento aqui foi um grande sucesso, ficamos felizes com o resultado e por isso estamos muito otimistas com a realização do festival pelo segundo ano na cidade, conta Maya.
Em 2010 o petisco vencedor foi o Aliche Temperado da Cantina Toninho & Carlão.
História e Etapas:
Criado em 1999, em Belo Horizonte, onde está em sua 12ª edição ( www.comidadibuteco.com.br) o concurso permite o resgate da culinária de raiz e tornou-se uma referência turística, social e econômica. Para se ter uma idéia, o festival é responsável por cerca de 30% do faturamento anual dos estabelecimentos da cidade, atraindo um público estimado em cerca de 800 mil pessoas por edição, com mais de 164 mil votos nos pratos participantes (Vox Populi / 2009). Em 2011 o evento acontece paralelamente em 15 cidades (Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG), Montes Claros( MG), Poços de Caldas ( MG) , Uberlândia( MG), Campinas(SP), São José do Rio Preto(SP), Rio de Janeiro(RJ), Salvador (BA) e Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM) e Belém (PA).